J. K. Rowling


J. K. Rowling é a autora de sete livros do universo Harry Potter, publicados entre 1997 e 2007. A ideia para escrever os livros do Harry Potter surgiu-lhe
durante uma viagem de comboio que se atrasou e ela escreveu a história enquanto vivia em Inglaterra, Portugal e, por fim, Escócia.

As aventuras de Harry, Ron e Hermione na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts venderam mais de 500 milhões de cópias, estão traduzidas em mais de 80 línguas e foram transformadas em oito filmes, todos eles êxitos de bilheteira. Juntamente com esta série de livros, a autora escreveu, para fins de
beneficiência, três livros que a acompanham: O Quidditch Através dos Tempos, Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los e os Contos de Beedle o Bardo. A obra Os Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, mais tarde, tornou-se uma inspiração para uma nova série de filmes, também escritos por J. K. Rowling no qual surge o magizoologista Newt Scamander. O mais recente filme da série, Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindewald, estreou em 2018.

J. K. Rowling continuou a história do Harry já em adulto numa peça de teatro chamada Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que ela escreveu em conjunto com o dramaturgo Jack Thorne e com o realizador John Tiffany, e que tem sido muito aclamada em teatros na Europa, na América do Norte e na Austrália.

Também escreve romances para adultos e, com o pseudónimo Robert Galbraith, é autora da série policial Strike, que foi adaptada para televisão.

J. K. Rowling recebeu muitos prémios e condecorações, incluindo a Ordem do Império Britânico e a Ordem dos Companheiros de Honra; a Legião da Honra, o prémio Hans Christian Andersen, o prémio Robert F Kennedy Ripple of Hope Award e um Blue Peter Gold Badge. Ela apoia inúmeras causas através do seu fundo de beneficiência, Volant, e é fundadora da instituição de caridade para crianças Lumos, que luta por um mundo sem orfanatos e instituições, tentando reunir as famílias.

Desde que se lembra, a J. K. Rowling queria ser escritora e sente-se mais feliz numa sala a inventar coisas. Hoje vive na Escócia com a família.